HORÁRIO

segunda-feira, 28 de março de 2022


01) PODERIA NOS FAZER UM BREVE RESUMO DO INICIO DE UNCLEAN SPIRIT?
O Unclean Spirit foi formado em 2020, como gostava de muitas bandas de ondas mais atuais do black metal que misturavam alguns elementos como heavy metal tradicional, punk, hardcore e Oi! com a formula mais ríspida do que chamam de "raw black metal", me interessei em criar algo nesse estilo. Quanto ao nome, foi inspirado na música de mesmo nome do Demoncy, que mesmo sendo outra linha de sonoridade, acho que seria o nome perfeito pro projeto, ainda mais como uma one man band.

02) COMO TU DEFINES O SOM DE UNCLEAN SPIRIT?
Pra ser sucinto, black metal, apesar de sim ter muitos elementos do punk e hardcore, e trabalhos mais recentes que estou compondo terem mais influências como folk, pagan black metal e até alguns elementos psicodélicos, me foco em que a banda ainda tenha essa raiz no black metal sem se perder nos experimentalismos.  

03) DE ONDE VEM AS INSPIRAÇÕES PARA COMPOR AS LETRAS E MÚSICAS ?
De vários lugares, como dito anteriormente, creio que cada álbum  tem uma série de influências, na primeira demo trabalho mais com elementos de punk como Black Flag ou o Oi de bandas como Rixe e Battle Ruins, apesar de já ter elementos de black metal mais tradicional ali, nos quais expandi mais no split com o Fratura. 

Inclusive acho que nesse split "Infinite Suffering / O Ciclo Das Fogueiras" eu consegui a definição do som que buscava com a Unclean Spirit, algo primitivo ,abrasivo mas com seus momentos de melodia e introspecção. Além das temáticas das letras, que tem uma mescla de assuntos pessoais, abstratos e sempre buscando criar uma narrativa muito visual com a combinação de imaginário, letra e música.

Agora com o primeiro álbum, que estou trabalhando enquanto respondo a entrevista, essas influências ampliaram bastante. O álbum transitará pelo rock psicodélico, folk, algumas coisas de post punk e até elementos do prog italiano que fizeram trilhas pra filmes de giallo, enquanto o lado black metal já é bem mais influenciado por bandas da cena de coletivos como Crepúsculo Negro e Les Legions Noires. 

04) QUAIS SUA PRINCIPAIS INFLUÊNCIAS?
No que tange ao Unclean Spirit em geral, Belketre, Ash Pool, Arizmenda, Akitsa, White Medal, Arts, Grinning Death's Head, Calvary, Cirrhus, Isengard e Darkthrone. Além de algumas coisas do catálogo de selos como Korpsand, Fallow Field e Tour De Garde. Mas fora do aspecto do black metal, Violeta de Outono, Battle Ruins e City Hunter.


05) QUAIS SUAS BANDAS E ÁLBUNS PREFERIDOS?
São muitas bandas e muitos álbuns pra lembrar, então vou mandar os que me vierem em mente agora.

Bandas: Integrity, GISM, Celtic Frost, Blasphemy, Incantation, Strain, Starkweather, Today Is The Day, Unruh, Thin Lizzy, Killing Joke, Amebix, Bolt Thrower, Budos Band, Yoshiko Sai, Teitanblood, entre muitas outras que certeza que esqueci. 

Álbuns vou tentar ficar em 10 para não me estender muito:
- "Seasons In The Size Of Days" do Integrity
- "To Mega Therion" do Celtic Frost
- "Replicas" do Gary Numan
- "Upon The Throne Of Apocalypse" do Incantation
- "Fallen Angel Of Doom" do Blasphemy
- "Sonicrime Therapy" do G.I.S.M.
- "Croatoan" do Starkweather
- "Hosannas From The Basement Of Hell" do Killing Joke
- "Realm Of Chaos" do Bolt Thrower
- "War Of All Against All" do Diocletian


06) QUAL SUA VISÃO DO UNDERGROUND NA  ATUALIDADE ?
É uma visão complexa, principalmente no que se remete a cena nacional, de um lado com as redes sociais vejo que se criou uma grande quantidade de páginas focadas no "underground", mas ao mesmo tempo é bizarro pois muitas dessas páginas falam do mesmo grupo de 10 a 30 bandas, então fica num ciclo ecoado de bandas semelhantes, sem novidades, sem uma nova cena ou grupo de artistas. Além de vermos também bandas que notavelmente querem ter um sucesso maior e mainstream, porém de maneira independente (que é possível e se tem vários casos aí), porém rola aquela tentativa emocional de usar o termo "apoiar o underground" pra tentar apelar pra futuros ouvintes seguirem a banda, o que acho engraçado porque no underground nem todo Beherit quer ser o Behemoth, se é que me entende. 

Porém, do outro lado da moeda, acho que com a pandemia e ausência de shows, muitas bandas que não chamariam atenção antigamente, começaram a ter uma visibilidade. Sejam elas projetos de estúdio, one man bands ou bandas cujo som é tão diferente que não tem uma cena ou rolê específico pra tocar, conseguiram visibilidade lá fora, só pra citar alguns exemplos: Papangu, Kataayra, Trance Of The Undead, Fosso, Obsoletion, Crimson Tower, Blasphemaniac, Antimonument, Necrogosto são algumas das várias bandas brasileiras que conseguiram visibilidade em selos gringos e tem interesse deles em se lançar material fisico, enquanto aqui no Brasil esse interesse foi muito diminuto. Mas entendo que os motivos dessa diferença é porque a geografia do país e também termos uma cultura que favorece bandas com uma agenda de shows constante a uma banda que só grava música e lança esporadicamente.

Com os prós e contras, acho que nesses últimos anos, muita coisa interessante tem acontecido no que se refere ao cenário underground do país, a convergência musical tem criado artistas e bandas vezes cada vez mais originais e interessantes. O que se esperar após o retorno do ciclo normal de shows, não sei, creio que haverá uma efervescência de bandas e shows e os resultados disso só o tempo dirá.


07) COMENTE SOBRE OS TRABALHOS JÁ LANÇADOS ?
A demo auto intitulada vejo como isso, um lançamento onde se testa idéias e se busca um rumo pro som, mas já se vê  rumos de onde a banda iria. Apesar de ter um ou outro caso de músicas que parecem mais um hardcore black flag do que algo black metal, nota-se ali os elementos que viriam retornar no split com o Fratura.

No split com o Fratura já houve duas grandes mudanças: O foco geral do som da banda e também as letras em português, que foi um desafio pessoal pra mim, pois queria tentar voltar a escrever em português e nunca tinha escrito letras nessa linha na nossa lingua. No final o resultado me agradou bastante, algumas das minhas músicas e composições prediletas estão nesse split. 


08) ALÉM DE UNCLEAN SPIRIT TU TOCAS EM OUTRAS BANDAS? OU TEM OUTROS PROJETOS?
Olha, várias bandas, mas muitas delas ainda em estágio embrionário e composição,  mas as que estão em vista hoje e ativas são: 

Vandreren - Projeto meu com o Fred (músico piracicabano prolífico e dono de projetos como Draped Urn, Mankeulv e Froihov), é um projeto mais experimental, apesar do primeiro EP ser uma mistura de doom, post punk e black metal, o projeto vai para vários outros lados. Nosso primeiro EP foi lançado pela Cianeto Discos e estamos produzindo material  novo também.

Vegas - Banda internacional, faço as composições na guitarra e baixo, programo e toco bateria as vezes e os vocais e outros detalhes são cuidados pelo T., a banda ja tem um longo histórico de 2 décadas e embarquei na banda desde 2016/17

Egregora Adversarial - É um coletivo no qual eu e outros amigos lançamos alguns projetos e bandas, os gêneros variam (vai do industrial ao black metal, free jazz e crust), por enquanto minha única contribuição ali é o Dead Stare, projeto solo de melodic death metal com elementos de punk, no qual toquei todos os instrumentos. Mas tem outros lançamentos vindouros pra vir na próxima temporada de lançamentos do coletivo. 

Também trabalho com algumas artworks e colagens no Rudimentary Light e as vezes trabalho com mixagem e masterização, entre alguns dos trabalhos teve o debut da banda de heavy doom Crimson Tower e também alguns dos vindouros trabalhos do Cursed Excruciation.

09) QUEM QUISER OBTER MATERIAIS DA BANDA . COMO PODEM ENTRAR EM CONTATO?
Para obter cópias da primeiro demo, você pode conseguir com a Cianeto Discos, inclusive quero agradecer muito ao Gil Dessoy pelo apoio e interesse em lançar a demo, e o mínimo que posso fazer pra retribuir é direcionar o público a apoiar o selo que decidiu lançar esse material de maneira física. Além de apoiar muitas outras bandas nacionais e até internacionais, ele faz um trabalho louvável de puro respeito e amor ao metal e música extrema em geral:

Quanto a contato e afins, você pode procurar pelo bandcamp e nosso instagram abaixo:

10) AGRADEÇO A  ATENÇÃO E APOIO. ALGUMA MENSAGEM FINAL?
Agradeço a entrevista, espaço e apoio da Hell's Friend Zine, além de todos aqueles que apreciam e apoiam o trabalho da Unclean Spirit e a apoiam de alguma maneira, seja por ouvir música, comprar merch, indicar para amigos e etc. 


Quanto a mensagens finais, o Unclean Spirit está finalizando a gravação do primeiro álbum e em breve creio que haverão novidades nessa situação. De resto, escutem o que gostem, apoiem as bandas que lhes interessam e sempre busquem expandir seu conhecimento (seja geral ou em música), obrigado a todos que leram a entrevista até aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário