HORÁRIO

sexta-feira, 22 de julho de 2022

                    

01) QUANDO E COMO SURGIU O INTERESSE EM APRENDER A TOCAR GUITARRA E A CANTAR? EXPRESSANDO OS SENTIMENTOS ATRAVÉS DA MÚSICA?

Ivan – Inicialmente eu fui por muitos anos apenas fã de música pesada, não tinha interesse em aprender a tocar ou estar numa banda. Mas por volta de 93, comprei um baixo e então comecei a aprender e a tocar. As mudanças para vocalista e depois guitarrista veio justamente para continuar tocando, pois de acordo com a necessidade, eu vou me adequando. Mas meu instrumento de origem e até mesmo preferido, é ser baixista, meus heróis são baixistas.


02) COMO SURGIU A IDEIA DE FORMAR A BANDA SILENT EMPIRE? E COM QUE PROPÓSITOS?

Ivan – A Silent Empire surgiu em 2011, a idéia inicial era voltar a tocar, mas com uma sonoridade mais intrincada, pesada, mesclando várias influências, desde o Heavy Metal tradicional ao Death Black Metal nas sonoridades, timbres, sendo que meus vocais, dessem a amarração ao Death Metal. Eu já havia tocado em inúmeras bandas, desde Thrash Metal é até Black Metal, então queria reunir tudo isso, mas com uma dinâmica diferente e com pessoas mais fáceis de lidar, onde eu tenha prazer em estar.

 

03) PODE NOS CONTAR SOBRE SUA EXPERIÊNCIA NAS BANDAS QUE TOCASTES ANTERIORMENTE A SILENT EMPIRE?

Ivan – Foram várias bandas, mas vou citar 3, que foram as que mais permaneci e criamos mais músicas e shows.

Malice Garden(Vocalista) onde era mais voltado Death Metal, com influencias de bandas como Morbid Angel, Deicide, fizemos inúmeros shows, gravamos material e banda deu uma parada nas atividades em 2003.

Forest of Demons (Black Metal – Baixista / Backing Vocals), entrei em 2002 e fiquei até 2006, nesse período gravamos Cd demo e um Full lenght, que teve ótima aceitação e vários shows, a banda seguiu após minha saída por volta de 2 anos, essa seria a única banda que eu voltaria a tocar, caso tivesse um retorno ás atividades, pois as influencias ( Marduk, Dark Funeral, Celtic Frost) me fazem sentido ainda hoje e a formação era muito estável e tínhamos um bom relacionamento.

Warmagedoom (Death Doom Metal – Baixista/vocalista), aqui as influencias eram as bandas do final de 80 e inicio de 90 do Death Doom Metal, e a fizemos 1 CD demo e dezenas de shows, com muitas mudanças de formação, encerrei as atividades quando meu filho nasceu, 2010.

 

04) COMO DEFINES O SOM DA SILENT EMPIRE?

Ivan – Se fosse definir em um estilo, seria Death Metal. Mas as gamas de sons que se encontram na nossa sonoridade, seria mais correto afirmar que somos uma mistura de Heavy Metal em partes dos riffs, com levadas insanas de bateria, com peso brutal do baixo, bases intrincadas de guitarras, solos velozes, vocais no mais puro Death Metal anos 80/90.

Nosso método de compor é livre, isso não quer dizer que a gente atira pra todos os lados, mas os riffs precisam fazer sentido, precisam se conectar com a identidade da banda, precisam funcionar, a gente precisa sentir que vai ser “foda” tocar aquela parte, senão é descartada. Mas se VC gosta de música pesada, bem executada, com diversas passagens, vai gostar das nossas músicas com certeza.

 

05) QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS INFLUÊNCIAS  PARA COMPOR AS MÚSICAS DE SILENT EMPIRE?

Ivan – Minhas influencias são bandas de Death Metal como Benediction, Immolation,  Gorefest,  Massacre, Sinister, Suffocation, Death, Vader, Morbid Angel, Celtic Frost, Slayer, Black Sabbath, Deep Purple, Pentagram, Judas, Venom, Kreator, Destruction,  Dark Angel,  Motorhead, ou seja, é uma vasta influêmcia de bandas e estilos.


06) DE ONDE VEM AS INSPIRAÇÕES PARA ESCREVER AS LETRAS E QUAIS OS TEMAS ABORDADOS?

Ivan – As letras abordam temas como auto conhecimento, crescimento pessoal e cognitivo, auto preservação, anti religião, temas que abordam a vida do sujeito em relação ao mundo. O homem esta em constante mudança, em constante crescimento, em movimento e isso deve ser sempre celebrado ou mostrado o caminho de como percorrer com melhor aproveitamento dos recursos mentais.

  

07) FALE-NOS SOBRE O EP: ¨ HAIL THE LEGION¨ GRAVADO EM 2016. COMO FOI FEITA A PRODUÇÃO, GRAVAÇÃO, ARTE DA CAPA E DIVULGAÇÃO DO MESMO?

Ivan – O EP ‘ Hail the Legions” veio como um objetivo de registrar a primeira etapa da banda, com a formação inicial, 4 musicas que representavam aquele momento. Esse EP nos abriu oportunidades de shows e trouxe também interessados em lançar nosso Debut Album. A gravação foi feita em Porto Alegre, e a arta da capa feito pelo Gil Souza, um conhecido tatuador e artista (Dragão Estudio) aqui do sul de SC, que fez a capa do nosso álbum inclusive.

 

08) E SOBRE O LANÇAMENTO NO ANO SEGUINTE DO ÁLBUM: ¨DEATH RONEMENT ALL ICONS¨?

Ivan – Após o lançamento do EP, mudou a formação, e logo após os shows de divulgação, iniciamos as composições do álbum, e foi bem natural compor e gravar já no ano seguinte. A banda estava coesa e bem preparada pra registrar oque tínhamos de melhor naquele momento, e o material saiu a nosso contento, seja na arte, como na questão musical, produção e divulgação, e contou com selos que nos deram total suporte.


09) COMO FORAM AS APRESENTAÇÕES AO VIVO? QUAIS AS MAIS MEMORÁVEIS?              

Ivan – Fizemos vários shows, difícil mensurar algum, pois todos possuem suas partes ruins e boas, fizemos shows e festivais em aqui em SC e RS, que reforçam que estamos no caminho certo.

  

10) QUE É O DEATH METAL EM SUA VIDA?

Ivan – Death Metal representa o estilo de musica em que sinto livre, me sinto tranquilo e com sede de urrar e trazer experiências aos que me seguem ou estão nos shows, representa mais que só tocar, representa o estilo que posso dizer oque penso. Death Metal pode ser qualquer coisa, pode ser o caminho que escolhi pra falar com o mundo.

  

11) COMO ESTÁ A ATUAL LINE UP?

Ivan – Durante a pandemia, a banda mudou drasticamente sua formação, a dinâmica. Aline passou de guitarrista para baterista, entrando assim Guilherme, e entrando também Harley no baixo, e pela primeira vez, teremos backing vocals. Eu permaneço na minha função de

Vocalista e guitarrista, que é onde me encontro mais confortável. A formação esta sólida, com objetivos definidos e estamos com meta de lançar esse novo material já no inicio do ano de 23, já que estaremos entrando em estúdio em agosto. Estou satisfeito com oque estamos construindo no momento, e isso reflete nas novas musicas, que estaremos testanto nos shows que faremos daqui alguns dias.

  

12) QUE PODE NOS ADIANTAR SOBRE AS NOVAS COMPOSIÇÕES DE SILENT EMPIRE? ALGUM LANÇAMENTO PREVISTO PARA ESTE ANO?

Ivan – As  novas musicas em sua maior parte foram compostas já com a atual formação, então podem esperar sons mais trabalhados, intrincados, técnicos, solos rápidos, e partes de puro peso e vocais grotescos, guturais ao melhor que o estilo pede. 

  

13) DE TODAS AS COMPOSIÇÕES DE SILENT EMPIRE. QUAL MÚSICA  TE IDENTIFICAS MAIS?

Ivan – Dificil escolher, pois todas foram ou tiveram minha participação. Mas eu me identifico mais com musicas que funcionam ao vivo, pois penso que quando se escreve um riff ou uma letra, se pensa nela no formato palco. Algumas funcionam melhor, como a Hail The Legions, Unique and Primordial ou as novas Mountains of Knowledge /  Inverted Path.

  

14) QUAL SUA VISÃO DA ATUAL CENA UNDERGROUND EM CRICIUMA E SANTA CATARINA?

Ivan – O estado possui inúmeros shows e festivais, que é um perfil muito conhecido aqui, e que movimentam muito, criam uma conexão com a cultura no Rock e Metal. Por conta disso, existem muitas bandas, que fazem shows de extrema qualidade, gravam álbuns que passam no teste do tempo. Se eu acho que poderia ser melhor? Acho sim, acho que aqui no estado, existem bandas que poderiam estar no primeiro time, que poderiam estar gravando álbuns e saindo em tour. Falta mais profissionalismo, mais objetivos e  mais oportunidades.

  

15) QUAIS PLANOS PARA O FUTURO?

Ivan – Iremos entrar em estúdio em agosto, para iniciar as gravações do novo álbum, que já esta composto, pronto, os selos parceiros já estão se organizando pra lançar e os planos serão que 2023 possamos fazer o maior número de shows possíveis em divulgação, colocando a nova formação pra funcionar.


16) OBRIGADO PELA ATENÇÃO E APOIO AO  HELL´S FRIENDS ZINE. ALGUMA MENSAGEM FINAL?

Ivan – Gostaria de agradecer ao espaço cedido no Hell’s Friends Zine, e dizer que a musica pesada precisa de espaços, e de pessoas que estejam engajadas em criar e torna-lo forte e promissor novamente, pois potencial existe, basta ser melhor explorado. Hail The Legions e nos encontramos nos shows da Silent Empire, seja adquirindo nossos merchans ou trocando ideías.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário